Equipe Ford Racing Trucks

Rally dos Sertões: Quinta vitória consecutiva da Ford Racing Trucks/ Território Motorsport

Edu Piano/Solon Mendes/Carlos Sales são os mais rápidos na etapa Maratona e abrem mais de 1 hora de vantagem. Penúltima etapa será nesta sexta.

29.08.2014  |  635 visualizações
28 de agosto de 2014A primeira parte da etapa Maratona, que não permite auxílio mecânico externo, disputada nesta quinta-feira entre São Francisco e Diamantina, em Minas Gerais, foi o dia mais long da 22ª edição do Rally dos Sertões com 645,44 quilômetros. Novamente Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales da Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport foram os mais rápidos entre os Caminhões e venceram a quinta etapa consecutiva. Invicto deste o Prólogo, o trio segue na liderança da categoria e amplia uma vantagem em mais de 1h11m do segundo colocado.

Mas a vitória desta vez deu um pouco mais de trabalho, pois tiveram de driblar uma Especial (trecho cronometrado) recheada de adversidades com vários tipos de piso, serra, trechos sinuosos com precipícios e barrancos, outros trechos rápidos, pedras, trial e estradas com eucaliptos. Além de driblar todos esses obstáculos, a equipe de Tatuí (SP) teve de poupar o equipamento, mas o valente F4000 Território 4x4 passou ileso pelo duro percurso e está pronto para largar para a penúltima etapa.

"Foi muito prazeroso de se pilotar, porque a Especial foi gostosa, completa e teve quebradeira do jeito que gostamos e, ainda, vários trechos de alta para acelerar" relata Piano, hexacampeão do Rally dos Sertões e um dos veteranos da prova com 19 participações consecutivas.

Há sete anos a dupla do paulista Piano e do cearense Mendes vem colecionando títulos, mas a experiência de ambos, aliada à tranquilidade e a paixão por off-road resultaram nesta parceria de sucesso. "Obviamente preferimos Especiais deste tipo, com muita quebradeira e longa porque quanto mais difícil, maior o prazer em transpor estes obstáculos e vencer. Andamos bem, mas na realidade o objetivo maior foi completar o dia e poupar o caminhão e tudo deu certo", explica Mendes, que completou 16 participações na prova.

Piano ressalta que a manutenção preventiva da noite anterior foi primordial: "A equipe fez uma revisão minuciosa e foi trocada também a turbina, por uma nova que a Garrett nos enviou, o que melhorou muito o desempenho do caminhão e foi essencial para esta vitória."

Nesta sexta-feira, a Especial será um "lanço", com largada e chegada em Diamantina. O trecho total será de 204,29 quilômetros e uma Especial de 178 para os competidores encararem neste penúltimo dia de Rally dos Sertões, quando termina também a etapa Maratona. Sábado o rali termina em Belo Horizonte.

Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br/rally ou na página da equipe no Facebook http://migre.me/l4b7p

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, tem parceria com: Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Tortuga, Termicom, Truckvan, SuperCooler, Platodiesel, Fix, Território 4x4 Comercial e Casa Domingues de Pianos.

Resultado (extra-oficial) Caminhões - Etapa 5 - 28/7
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/CARLOS SALES (FORD RACING TRUCKS) 2h04min27s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 2h12min46s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 2h13min55s

Resultado (extra-oficial) Caminhões (após cinco etapas)
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/CARLOS SALES (FORD RACING TRUCKS) 10h35min29s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 11h46min00s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 13h38min05s

Programação da 22ª edição Rally dos Sertões:

29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

*Programação sujeita a alteração
  • Invícta a equipe fatura a quinta vitória consecutiva e amplia vantagem
    (Jonne Roriz/Webventure)

  • Quinta o desafio foi vencer a Etapa Maratona, que prossegue nesta sexta-feira
    (Divulgação)

  • Parceria de sucesso entre Piano e Mendes renderam cinco títulos no Sertões
    (Divulgação)

Leia também...