Território Motorsport Rally

Equipe de Tatuí, Território Motorsport, teve piloto no pódio na abertura do Brasileiro de Rally Baja

Rodrigo Luppi #140 teve um bom desempenho na etapa de abertura
(Sanderson Pereira/PhotoEsporte)

Luppi (de branco) conquistou o segundo lugar do pódio da UTV Pró
(Divulgação)

Edu Piano #104 acelerando no Rally Minas Brasil no fim de semana
(Cadu Rolim/DFotos)

O multicampeão dos ralis, Piano, prepara também UTVs de rali para locação
(Nelson Santos Jr/PhotoAction)

Rafael Cassol/Lélio Jr #139 aprovaram a primeira experiência com o UTV
(Sanderson Pereira/PhotoEsporte)

Rodrigo Luppi foi vice-campeão do Rally Minas Brasil na UTV Pró. Já a dupla Rafael Cassol/Lélio Jr aprovou a experiência na primeira prova a bordo de um UTV

12.03.2018  |  261 visualizações

12 de março de 2018 – A Território Motorsport, de Tatuí (SP), levou três UTVs Can-Am Maverick X3 preparados pela equipe para o 1º Rally Minas Brasil, que marcou a abertura dos Campeonatos Brasileiro de Rally Baja e Brasileiro de Rally Cross Country em Conceição do Mato Dentro (MG). Entre eles, merece destaque o do piloto Rodrigo Luppi #140, que começou com pé direito e foi vice-campeão da prova na categoria UTV Pró. O fim de semana, 10 e 11, foi desafiante para os competidores da primeira prova da temporada, além das adversidades do percurso na região de montanhas e pedras, a chuva dos três dias tornou o percurso extremamente liso, com poças, perigoso em vários trechos e exigiu cautela redobrada.

Com 20 anos de off-road, Luppi estava afastado das competições desde 2004 e não hesitou em retornar com tudo neste ano para os campeonatos, na categoria que mais cresce no rali nacional. “Estou feliz e satisfeito com o resultado obtido neste fim de semana. Meu objetivo era completar os dois dias e tentar ficar entre os 10 primeiros e consegui. Foi bom demais terminar em segundo na categoria, pois fui um pouco conservador na pilotagem”, afirma o piloto de Vinhedo (SP). “Apesar da chuva e de algumas adversidades que precisei driblar como um pneu furado no sábado, a própria adaptação ao veículo e não ter navegador, me surpreendi com o UTV. É muito rápido, macio, não judia fisicamente do competidor, transpõe os obstáculos facilmente é muito bem preparado pela equipe de Edu Piano. É uma categoria que veio para ficar”, ressalta o piloto que terminou com a 10ª posição na geral.

A dupla de Goiás também aprovou a estreia na categoria. Após várias temporadas competindo na categoria carros e conquistando pódios e títulos de peso, Rafael Cassol (Rio Verde) e Lélio Jr (Goiânia) #139 andaram na UTV Double. “O UTV é sensacional, a experiência foi muito válida, apesar de a prova ter sido exigente e difícil”, diz Cassol que vem de uma família de pilotos pai (Vanderlei Cassol) e tio (Marcos Cassol). No sábado, a dupla vinha mantendo um bom ritmo quando deu uma escapada, devido ao piso liso, e na batida houve a quebra dos pivôs da balança e não completou o dia. Mas no domingo Cassol e Lélio completaram toda a Especial e vieram numa tocada mais segura. “Tenho um UTV e ando bastante na fazenda, mas acelerar em uma prova é outra história e foi um desafio bem legal para gente, agora, após este teste vamos definir o que iremos fazer na temporada”, explica o piloto.

Já o piloto de Tatuí, Edu Piano #104, largou bem no sábado, mas precisou driblar algumas adversidades e perrengues não faltaram ao multicampeão de rali, que está em sua segunda temporada nos UTV e compete pela UTV Pró-Elite. No meio da Especial não se sentiu bem e precisou parar na trilha para se recuperar, quando retornou um competidor capotou na sua frente e Piano precisou ajudá-lo a sair da ribanceira, depois arrebentou a correia do seu UTV, ainda assim, conseguiu completar a primeira Especial do dia. Mas devido a um outro problema mecânico e à falta de uma peça, Piano não largou no domingo. “Rali tem dessas coisas e estamos acostumados a nos superar e driblar vários tipos de obstáculos e situações de prova, agora vamos nos preparar para a próxima etapa. Essa prova foi importante para o Luppi e Cassol conhecerem melhor o equipamento. É gratificante saber que aprovaram o veículo e experiência, pois sou um grande incentivador da categoria”, destaca Piano, que a partir deste ano está trabalhado também com locação de UTVs para competição.

Válida pelas 1ª e 2ª etapas do Brasileiro de Rally Baja, do Brasileiro de Rally Cross Country e do Campeonato Mineiro a prova contou com 93 veículos, entre motos, quadricilos, UTVs e carros. A prova passou por por Itacolomi, Ouro Fino, Córregos, Santo Antônio do Cruzeiro, Tapera e Congonhas do Norte. 

Equipe campeã- Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Edu Piano. Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/ Território Motorsport) na competição e conquistou oito títulos. E também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport), que sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs e já na segunda participação no 25º Rally dos Sertões, em agosto de 2017, a dupla Edu Piano/Solon Mendes finalizou em quatro na geral dos UTVs. Na primeira temporada que disputou o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Piano se destacou entre os ponteiros em várias etapas e finalizou 2017 em quatro na UTV Pró.

Mais informações sobre o piloto no site www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: Território Motorsport e Twitter: @territorio4x4. A equipe Território Motorsport tem o patrocínio da Casa Domingues de Pianos.

Resultado final – 1º Rally Minas Brasil (11/3/18)

Categoria UTV Pró
1)CRISTIANO VICENTE  - 4:43:49
2)RODRIGO LUPPI  - 4:44:17
3)DANIEL MAHSEREDJIAN - 4:45:15
4)RICARDO GALLI - 4:52:10
5)VINICIUS BORTOLOZO - 4:52:57

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja (CBM)
1ª e 2ª Etapas - 9, 10 e 11/3 - Rally Minas Brasil (Conceição do Mato Dentro/MG)
3ª e 4ª Etapas - 23, 24 e 25/3 - Rally Poeira (Araçatuba/SP)
5ª e 6ª Etapas - 4, 5 e 6/5 - Rally Cuesta Off Road (Botucatu/SP)
7ª e 8ª Etapas - 20,  21 e 22/6 - Rally de Inverno (Lençóis Paulista/SP)
9ª e 10ª Etapas - 21, 22 e 23/9 - Rally Rota SC (Lages/SC) 
11ª e 12ª Etapas - 12, 13 e 14/10 - Rally Serra Azul (Itupeva/SP)
13ª e 14ª Etapas - 9, 10 e 11/11 - Rally Rota Sudeste (Barra Bonita/SP)
15ª Etapa - 7 e 8/12 - Rally dos Amigos (Avaré/SP)

Assessoria de Imprensa – Equipe Território Motorsport
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki - cel. 11 99705-7720 
mercia.suzuki11@gmail.com
www.msuzukicom.com.br

Leia também...