Capa

Território Motorsport

Território Motorsport incentiva projeto de protótipos monopostos off-road da Politécnica/USP

Piloto e preparador de veículos de competição, Edu Piano, recebeu alguns alunos de engenharia no Laboratório de Amortecedores de Dinamômetros da equipe, em Tatuí (SP)

04.12.2020  |  1.067 visualizações

São Paulo, 7 de dezembro de 2020 - Edu Piano, piloto e também preparador de veículos de competição, recebeu na sede da Território Motorsport, em Tatuí (SP), alguns alunos da Equipe Poli de Baja, grupo de extensão da Escola Politécnica da USP que projeta e fabrica protótipos monopostos off-road. Os futuros engenheiros passaram algumas horas no Laboratório de Amortecedores e Dinamômetros da equipe recebendo orientações e dicas do multicampeão dos ralis, que desde 2016 desenvolve UTVs.

“Foi a primeira vez que estivemos dentro de uma equipe de rali e achamos algo muito legal, principalmente porque se assemelha ao que fazemos na faculdade, porém em uma escala bem maior”, afirma Victor Melo de Brito, 20 anos, 2° ano do curso de Engenharia de Produção.

Segundo Brito, eles procuraram vários lugares em São Paulo mas não encontram um que tivesse o dinamômetro como o da Território Motorsport. “A experiência com o dinamômetro foi muito boa, o Edu deu bastante atenção e nos ajudou demais. Tanto o acerto dos nossos amortecedores quanto as curvas tiradas vão ajudar muito nosso projeto”, explicou o chefe de suspensão da equipe Poli de Baja.

Juntamente com Brito estavam Taiki Hashizume, 22 anos, (3° ano de Engenharia Naval) o coordenador de chassi e André Kenzo Nakamura, 21 anos, (3° ano de Engenharia Mecânica), diretor de chassi da equipe. Fundada em 2001, é atualmente uma das tradicionais equipes de Baja do país, tendo já conquistado duas vezes o título brasileiro, por dois anos estiveram no top 10 da competição mundial dos eventos organizados pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE).

Piano elogiou o projeto, como também a dedicação dos estudantes. “Eles aprenderam como regular amortecedores. Fiz os acertos e deixamos prontos e ajustados para que possam usar nas competições que participarem Brasil afora”, diz. “É muito gratificante ver esses jovens trabalharem nos protótipos off-road e ver uma paixão nascendo desde já, além da importância da renovação de novos engenheiros no mercado. A Território sempre apoiou projetos ligados às universidades, tanto que coloquei à disposição nossos dinamômetros de amortecedor e também o de rolo para verificação acertos de potência”, finaliza o piloto.

Em outubro, a Território Motorport anunciou sociedade com a Rica Suspensão na preparação de amortecedores de UTVs, motos, quadriciclos, carros e caminhões de rali para atender o mercado nacional e também o da América Latina

Sobre a equipe - Com 21 anos, a Território Motorsport, com sede em Tatuí/SP, é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Maverick X3 TM) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over Pro), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production). No Sertões 2020, a equipe garantiu pódios com as três duplas: Luppi/Maykel Justo conquistaram o título inédito para Território Motorsport como Campões na UT2 e vice-campeões na geral dos UTVs; Piano/Mendes foram vice-campeões na UTV Pró, enquanto Lélio/Weberth subiram ao pódio em quinto na UT3. Todos já estão inscritos para edição 2021.   

A Território Motorsport tem patrocínio da Usina Canabrava, Minuano Petróleo, Pneus General Tire e Tecpads com apoio da SFI CHIPS. Para conhecer mais sobre a equipe:www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport, Instagram: @territoriomotorsport

Assessoria de Imprensa – Território Motorsport
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki – 11 99705-7720 / mercia.suzuki11@gmail.com
www.msuzukicom.com.br

Leia também...
18.12.2020

Pai e filho, campeões de rali, treinam nos próximos dias nas dunas do Deserto de Ica

18.12.2020

As duplas Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Edu Piano/Solon Mendes e Bruno Conti/Filipe Bianchini estão acelerando no Deserto de Ica como preparação para 2021

14.12.2020

Piloto da Território Motorsport contou com a navegação de Manuel Ruivo e conquistou o título nacional da categoria no Rally Poeira, disputado no último fim de semana em Araçatuba (SP)

12.12.2020

Jovem de Tatuí (SP) faz dupla com Manuel Ruivo. Campeões da temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Baja serão conhecidos, neste domingo