Capa

Território Motorsport

Líder na UTV Start, Nicole Piano, aos 15 anos, busca seu primeiro título no Rally Poeira

Prova em Araçatuba (SP) encerra, no fim de semana, o Campeonato Brasileiro de Rally Baja. A piloto da Território Motorsport compete nos UTVs, desde o ano passado, e faz dupla com Manuel Ruivo. Nicole é filha do multicampeão dos ralis, Edu Piano

11.12.2020  |  632 visualizações

Após um intervalo de quase dois meses o grid do Campeonato Brasileiro de Rally Baja volta a se reunir neste fim de semana, 12 e 13, no interior paulista, na cidade de Araçatuba, onde será disputada a última prova da temporada. Aos 15 anos, a piloto de Tatuí (SP), Nicole Piano, está na liderança da categoria UTV Start (destinada a pilotos menores de idade que devem estar acompanhados por um navegador habilitado) e está em busca de seu primeiro título, ao lado do navegador Manuel Ruivo. Ela é filha do multicampeão dos ralis, Edu Piano, e se apaixonou pelos UTVs, desde que estreou na modalidade, em outubro de 2019.

“Estou muito animada para minha primeira final de campeonato! É a primeira vez que vou andar na região, mas o que importa é fazer uma boa prova os dois dias. Minha expectativa é das melhores”, diz Nicole que está com 101 pontos no ranking da Start no campeonato.

Nicole pretende seguir os passos do pai, que desta vez, não competirá e estará como chefe de equipe e na torcida. Incentiva por Piano, Nicole estreou nos ralis aos 13 anos de idade e pilota um Maverick X3 TM, preparado e desenvolvido pela Território Motorpsort.

O desafio do fim de semana será um percurso diário de 161 quilômetros, dos quais 135 de trechos cronometrados (Especial). Participarão da prova ainda, motos, quadriciclos e carros, pois o Rally Poeira também será válido pela última prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Para este rali, a equipe contará com mais dois UTVs, pilotados pelos irmãos baianos da cidade e Lauro de Freitas, Vinícius e Leonardo Castro, ambos competirão na categoria UTV 2 (Pró).

O Parque de Apoio será no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, onde ficará o parque de apoio das equipes, como também a secretaria de prova e serão realizadas as vistorias técnicas dos veículos, premiação, as largadas e chegadas das disputas do final de semana, dias 12 e 13.

Sobre a equipe - Com 21 anos, a Território Motorsport, com sede em Tatuí/SP, é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Maverick X3 TM) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over Pro), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production). No Sertões 2020, a equipe garantiu pódios com as três duplas: Luppi/Maykel Justo conquistaram o título inédito para Território Motorsport como Campões na UT2 e vice-campeões na geral dos UTVs; Piano/Mendes foram vice-campeões na UTV Pró, enquanto Lélio/Weberth subiram ao pódio em quinto na UT3. Todos já estão inscritos para edição 2021.   

A Território Motorsport tem patrocínio da Usina Canabrava, Minuano Petróleo, Pneus General Tire e Tecpads com apoio da SFI CHIPS. Para conhecer mais sobre a equipe:www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport, Instagram: @territoriomotorsport

Classificação UTV Start (Brasileiro de Rally Baja)
1º Nicole Piano – 101 pontos

2º João Tonial – 52 pontos
3º Bruno Conti – 27 pontos

Programação Rally Poeira – 12 e 13/12 – Araçatuba/SP

Dia 12 de dezembro – Sábado
7h00 às 7h30 – Vistoria

9h00 – Largada
19h30 – Briefing

Dia 13 de dezembro – Domingo
8h00 – Largada

15h00 – Premiação

FICHA TÉCNICA
Deslocamento inicial – 3 km

Distância Especial – 135 km
Desclocamento Final – 23 km
Total – 161 km por dia

Assessoria de Imprensa – Território Motorsport
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki – 11 99705-7720 / mercia.suzuki11@gmail.com
Facebook: @msuzukicomunicacao/ Instagram: @msuzukicomunicacao
www.msuzukicom.com.br

Leia também...
18.12.2020

Pai e filho, campeões de rali, treinam nos próximos dias nas dunas do Deserto de Ica

18.12.2020

As duplas Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Edu Piano/Solon Mendes e Bruno Conti/Filipe Bianchini estão acelerando no Deserto de Ica como preparação para 2021

14.12.2020

Piloto da Território Motorsport contou com a navegação de Manuel Ruivo e conquistou o título nacional da categoria no Rally Poeira, disputado no último fim de semana em Araçatuba (SP)

12.12.2020

Jovem de Tatuí (SP) faz dupla com Manuel Ruivo. Campeões da temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Baja serão conhecidos, neste domingo