Capa

Husqvarna Brasil

Equipe de Enduro da Husqvarna PowerHusky/ Itaminas tem nova formação para 2024

Além de Luciano Rocha, Joaquim Neto e Maurício Fernandes, o time ganha quatro pilotos: Renato Paz, Danilo Sfalsim, Henrique Spinassé e Humberto Machito, que está de volta. O primeiro desafio será em Aracruz/ES, neste fim de semana semana, na abertura do Brasileiro de Enduro

04.03.2024  |  2.649 visualizações

São Paulo, março de 2024 – A poucos dias do início da temporada do Campeonato Brasileiro de Enduro, a Husqvarna PowerHusky/Itaminas anuncia a nova formação da equipe. Após os títulos conquistados em 2023, Luciano Rocha (TE 300) vai lutar pelo bicampeonato na E3, enquanto Joaquim Neto (FE 250) sobe para categoria E1. Maurício Fernandes (TE 300) segue na E50. Os mais novos integrantes são o paulista Renato Paz (FE 350) que vai competir na E2, os capixabas Danilo Sfalsim (FE 350) na EJ e Henrique Spinassé (TC 50) na categoria Cadete. Já o venezuelano Humberto Martin “Machito” (FE 350), Tricampeão Latino-Americano de Motocross, Campeão Argentino de Supercross, Medalha de Prata/P5 geral do Six Days (ISDE) 2023, está de volta ao time e às competições no Brasil e disputará na E35. 

A Husqvarna terá pilotos em sete categorias distintas, todos com trajetórias de títulos e vitórias marcantes no motociclismo off-road nacional e internacional, no caso de Machito. Vale ressaltar, que estão no time agora os atuais Campeões Brasileiros de Enduro, Luciano Rocha (E3 e Top2 Elite Geral) e Joaquim Neto (EJ e Top4 Elite Geral), além de Renato Paz (terceiro E2 e Top8 Geral). 

Os pilotos têm treinado forte e estão prontos para encarar as sete etapas do campeonato que terá início nesta sexta-feira, 8, em Aracruz, no Espírito Santo, depois passará também pelos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os sete competidores estão em contagem regressiva  para acelerar na primeira etapa que terá um percurso de 50 quilômetros por volta. Serão três voltas por dia e, em cada volta, três especiais cronometradas. 

“A equipe evoluiu muito no último ano e seguirá forte e com chances de lutar pelo título nas sete categorias. Luciano e Joaquim já mostraram excelentes resultados como campeões (E3 e EJ) e ao finalizar o campeonato entre os Top5 da Elite Geral e, neste ano, estão dispostos a chegar mais longe. Renato, Danilo e Henrique são pilotos rápidos também e vamos trabalhar juntos para novas conquistas”, explica Maurício Fernandes, sócio-diretor da Husqvarna Brasil, chefe de equipe e piloto. “É muito bom ter o Machito de volta à equipe. Em 2023 se dedicou às competições internacionais teve vitórias expressivas e é uma ótima referência para os demais pilotos por toda a experiência e trajetória”, completa.

Em 2023, mesmo se recuperando de uma lesão, Fernandes chegou a vice-liderança na E50, mas terminou na 3ª posição e, agora está pronto para encarar dois campeonatos neste ano, o Brasileiro de Enduro e o Brasileiro de Hard Enduro. Com uma trajetória forte no off-road, é bicampeão do Sertões, Campeão Brasileiro de Rally Baja, Vice-Campeão Latino-Americano de Enduro e tem resultados marcantes no Rally Dakar, ISDE e Red Bull Romaniacs. 

Novos contratados – Jovens e talentosos, os novos pilotos chegam para somar e se prepararam bem na pré-temporada. Renato Paz vem de uma trajetória de 19 anos no Motocross, entre os títulos é Campeão do Arena Cross, Campeão da Superliga Brasil, Tricampeão Paulista de Motocross. Em 2023 estreou no Enduro e foi Campeão Paulista na Geral e na E2, já no Brasileiro de Enduro finalizou em terceiro na EJ e oitavo na Elite Geral. 

Danilo Sfalsim é Bicampeão Brasileiro de Enduro (categorias Juvenil e Youth), Tetracampeão Capixaba de Enduro e está em sua oitava temporada de Enduro e pronto para novos desafios. 

O caçula da equipe, Henrique Spinassé, 9 anos, diferentemente de Paz e Sfalsim compete há dois anos com uma Husqvarna e com a TC 50 garantiu três títulos em 2023: Campeão Brasileiro de Enduro (Infantil), Bicampeão Capixaba de Enduro (Infantil) e Campeão Capixaba de Motocross (50cc).

Após competir até metade de 2022 na PowerHusky, Humberto “Machito” voltou a morar na Venezuela, no mesmo ano foi Campeão do SuperCross na Argentina (MX1) e Campeão venezuelano de Motocross (MX2). No ano passado teve destaque no Six Days Enduro (ISDE) foi medalha de prata e quinto colocado na geral com a equipe da Venezuela. 

Os pilotos falam de suas expectativas para a temporada:

Luciano Rocha (TE300 - categoria E3) – “Defender a Husqvarna/PowerHusky pelo segundo ano é uma sensação indescritível, depois de ser campeão em 2023 na E3 e vice na Elite Geral. A equipe cresceu e isso fortalece mais ainda o time. Os treinos seguem a todo o vapor e vamos com força total para a primeira etapa da temporada” (São José da Lapa/MG, 22 anos).

Joaquim Neto (FE250 - categoria E1) – “No meu primeiro ano na Husqvarna conquistei o título na EJ e foi mérito também de toda a equipe e isto me motivou mais ainda para 2024. Vou pilotar uma moto 4 tempos de 250cc em nova categoria, a E1, e estou feliz com o novo desafio e treinando muito também resistência e força, que vamos precisar” (Sarzedo/MG, 22 anos).

Renato Paz (FE350 - categoria E2) - “Estou muito contente e animado para defender as cores desta marca tão vitoriosa. Será meu segundo ano no Enduro, agora com mais experiência e com essa grande equipe. Com certeza vamos colher bons frutos ao longo do ano. A moto é surreal, muito fácil de andar e o que mais me chamou atenção foi a ciclística que facilita demais nos obstáculos e nas curvas. Ela vem realmente pronta, é só sentar e acelerar” (Bragança Paulista/SP, 24 anos). 

Danilo Sfalsim (FE350 - categoria EJ) – “É mais um sonho sendo realizado poder defender as cores e o time da Husqvarna, por isso pretendo brigar pelo título para a marca. Estou curtindo muito andar com a FE350 e me sentindo forte para o campeonato. Esse ano estarei em categoria nova e estou muito entusiasmado e preparado para a luta” (Aracruz/ES, 18 anos). 

Henrique Spinassé (TC50 - categoria Cadete) – “Muito feliz em fazer parte desta grande equipe. Estou treinando bastante e a moto é excelente, me dá confiança e sempre entrega tudo de melhor”. (João Neiva/ES, 9 anos)

Humberto Martin “Machito” (FE350 - categoria E35) - “É um privilégio e uma honra e estou muito feliz em voltar à família Husqvarna do Brasil. Conheço bem o profissionalismo de toda equipe que trabalha com um único objetivo, o de trazer resultados. Estou gostando demais da FE 350, a ciclística é das melhores e junto com a nova suspensão WP Eric Auge, feita pela PowerHusky, a moto está muito confortável, assim, a expectativa para temporada é a melhor e vou lutar por vitórias”  (Caracas/Venezuela, 36 anos)

A equipe Husqvarna PowerHusky/Itaminas conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Itaminas, S3 Brasil, Goldentyre Brasil, Ride 100% e Grupo 2W Motors.

Mais informações no site da PowerHusky (clique aqui)  e Instagram @ powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br

Campeonato Brasileiro Enduro 2024
Etapa 1 – 8 a 10/3 – Aracruz (ES)
Etapa 2 – 19 a 21/4 – Biguaçu (SC)
Etapa 3 – 24 a 26/5 – Venda Nova do Imigrante (ES)
Etapa 4 – 28 a 30/6 – Belo Vale (MG)
Etapa 5 – 16 a 18/8 – Castro Alves (BA)
Etapa 6 – 20 a 22/9 – Coaqueiro Baixo (RS)
Etapa 7 – 8 a 10/11 – Mairiporã (SP) 

MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki/ 11 99705-7720
mercia.suzuki11@gmail.com
MSuzuki Comunicação (Clique Aqui)

Leia também...
22.04.2024

Em casa, o heptacampeão Rigor Ricco ficou com o terceiro lugar na Gold e manteve a liderança no campeonato. Outro mineiro da equipe, Guilherme Costa, fechou a segunda etapa em sexto na Silver

22.04.2024

Machito segue invicto na E35 e na Open geral. Equipe conquistou mais cinco pódios: Joaquim Neto (4º E1), Renato Paz (3º E2), Luciano Rocha (4º E3), Danilo Sfalsim (3º EJ) e Maurício Fernandes (4º E50)

18.04.2024

O heptacampeão brasileiro (Gold) Rigor Rico compete em casa na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro. Na Silver a equipe conta com Benê Coser e Guilherme Costa

08.04.2024

Em Canelinha (SC), equipe conquistou cinco pódios em quatro categorias, com destaque para o mineiro Pietro Fraga que venceu na 50cc e a dobradinha no pódio da 65cc com o paulista Heitor Matos e o catarinense Lorenzo Ricken em segundo