Capa

Primeiro dia do Rally das Serras: Equipe Candide garante quinto lugar na Pró Brasil

Marcelo Damini e Elson Meneses superam dificuldades e completam o primeiro dia de disputa em São Joaquim (SC)

16.11.2012  |  169 visualizações
Pela primeira vez juntos no grid do Rally das Serras, o piloto de Santos (SP) Marcelo Damini e o navegador brasiliense Elson Meneses, da Equipe Candide, mostram garra ao completar o primeiro dia (16) de disputa em meio a região serrana de São Joaquim, em São Catarina. A vilã foi a bomba de combustível, que deu problemas e obrigou a dupla a parar diversas vezes. Mas ainda assim, completaram o trecho cronometrado de cerca de 176 quilômetros, em quinto lugar na categoria Pró Brasil, com o tempo de 4h11m34s.

Para os apaixonados por off-road, a Especial desta sexta-feira da 4ª edição do Rally das Serras foi um verdadeiro Cross Country. Erosões, trechos travados, subidas e descidas de serra, curvas em "S", travessias de rios, trechos traiçoeiros e muitas, muitas pedras ao longo do percurso. Além de ultrapassar por todos estes obstáculos, a dupla da Equipe Candide precisou driblar problemas mecânicos.

"Por volta do Km 120 a bomba começou a dar problemas e tive de ser mais cauteloso o que dificultou mais ainda nossa prova. O trecho estava muito travado com muitas erosões, mas foi importante terminar o dia sem forfetar (penalização)", explicou Damini. Segundo o piloto, o entrosamento com o novo navegador foi positivo. "A sintonia com o Elson foi boa, apesar de hoje ter sido um dia atípico. Amanhã com o carro em ordem pretendemos nos afinar ainda mais e faremos uma prova de recuperação", completa.

"Foi uma prova interessante, numa havia participado como competidor e superou as expectativas quanto ao grau de dificuldade. Muitos buracos e bem travada e não fossem as várias paradas teríamos conquistado um resultado mais satisfatório, mas amanhã é um outro dia e estaremos preparados", avalia Meneses.

Antes, na quinta-feira (15), os competidores participaram do Prólogo noturno no Parque Nacional da Maçã, que definiu a ordem do grid de largada para a primeira Especial do rali. Dos 21 carros que largaram nesta sexta, pela manhã, quatro não completam o trecho cronometrado. Participam do Rally das Serras ainda Caminhões, Motos, Quadriciclos e UTV´s.

Todos estão de olho no ranking nacional, uma vez que a prova de dois dias é válida para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que entra na reta final. Neste sábado (17) o rali prossegue com mais duas Especiais, que totalizam cerca de 160 quilômetros em meio a região de São Joaquim, passando ainda pela Serra do Pessegueiro e Coxilha Rica.

A Equipe Candide, de Santos (litoral paulista), formada por Marcelo Damini e Elson Meneses conta com o patrocínio da Candide, que tem tradição de mais de 44 anos no segmento de brinquedos e é a maior fabricante e importadora do setor do Brasil.

Resultado Rally das Serras (16/11) - Categoria Pró Brasil

1) Mauro Guedes/Neurivan Calado 3h11min42seg
2) Luiz Facco/Vinicius Castro 3h12min37seg
3) Davison Rabecchi/Glauber Fontoura 3h13min01seg
4) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin 3h15min20seg
5) Marcelo Damini/Elson Meneses 4h22min34seg

Programação Rally das Serras (São Joaquim/SC)
17/11
10h - Largada (Parque Nacional da Maçã)
10h45 - Largada do 1º carro - SS3 - PAINEL-PESSEGUEIRO
14h - Largada do 1º carro - SS4 - COCHILHA RICA
17h50 - Chegada do 1º carro (Parque Nacional da Maçã)
21h - Publicação dos resultados
21h30 - Início da premiação e festa (Centro de Convenções de SJoaquim)
Leia também...
01.09.2014

Após percorrer 2.679 km no segundo maior rali do mundo, Equipe Candide finaliza em quinto na categoria Production T2

01.09.2014

Após percorrer 2.679 km no segundo maior rali do mundo, Equipe Candide finaliza em quinto na categoria Production T2

29.08.2014

Marcelo Damini (Santos/SP) e Carlos Brites (Rio de Janeiro/RJ) percorreram mais de 1.200 km nos dois últimos dias e se prepararam para a chegada à Belo Horizonte

28.08.2014

Marcelo Damini/Carlos Brites foram os últimos a completar a prova de entre Paracatu e São Francisco, mas mostraram o real espírito do rali e seguem na disputa