Julho de 2024 – A cadeia de montanhas de Cárpatos do Sul, localizada ao sul da Romênia foi o cenário, nesta quinta-feira (25), para o 2º dia do Red Bull Romaniacs “Limitless”. Encarar as subidas e descidas da cordilheira, florestas, rios e paisagens selvagens foi o desafio da exigente e muito técnica etapa da prova de Hard Enduro mais difícil do mundo. E o time da PowerHusky Husqvarna/ Itaminas superou os resultados do dia anterior e subiu na classificação acumulada. A principal categoria da disputa (Gold), Rigor Rico #6 finalizou em 16º, Benê Coser #155 em 57º na Silver, Guilherme Costa #353 em 32º na Bronze. E Maurício Fernandes #872 se destacou mais uma vez e finalizou a etapa em 6º na Iron.
Na etapa Maratona, os pilotos não pudem receber auxílio mecânico ao final da etapa que terminou na cidade de Râmnicu Vâlcea. Apesar do percurso duro e cheio de adversidades as Husqvarna TE300 terminaram sem problemas e prontas para a próxima etapa.
O mineiro Rigor Rico enfrentou um percurso de 183 km com várias sessões complicadas e teve um dia positivo e subiu no acumulado para a 16ª na Gold. “Foi um dia longo de puro Hard Enduro, com deslocamentos foram mais de 10h em cima da moto. Estava em 14º até a última subida mas terminei em 16º”, conta o Heptacampeão Brasileiro e atual Campeão Latino-Americano. “Estou bem feliz porque tenho evoluído muito a pilotagem aqui, aprendido com o terreno e com estilo da prova. A moto está muito boa e estamos evoluindo o equipamento que está top”, completa o único representante do Brasil na Gold, que está em sua sexta participação na competição.
Os pilotos da Silver também tiveram um dia intenso e encararam o mesmo percurso da Gold. “Achei mais duro do que ontem. Como era dia de Maratona, poupei mais a moto. Pegamos chuva durante 1 hora e foi bem complicado, mas cheguei bem. O importante é evoluir a cada dia”, diz Benê Coser (Socorro/SP), que agora ocupa a 61ª posição na classificação acumulada. Estreante no Red Bull Romaniacs, o piloto de Socorro/SP está na liderança do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro na categoria.
Já na Bronze, o percurso teve 163 km e também foram testados os limites físicos e mentais dos competidores. “Hoje foi o dia mais longo percorrido e achei o mais duro até o momento. Mas consegui a 32a posição no dia e estou em 38º no acumulado. O bom é que a moto está perfeita e pronta para amanhã, não vou precisar mexer em nada”, conta Guilherme Costa (Itabirito/MG) que participa pela segunda vez da prova.
Após dois dias de trilhas romenas desafiantes, o Brasil está na 6ª posição na Iron. Mantendo um bom ritmo e estratégia adquirida na longa trajetória no motociclismo off-road nos ralis e enduro, Maurício Fernandes fechou o dia entre os Top 6. “Foi um dia bem puxado de 168km, técnico e cheio de subidas, principalmente descidas íngremes perigosas e passamos por muitos rios de pedras e bastante atoleiros, havia um trecho rápido dentro da floresta e muito legal para acelerar e foi divertido”, explica. “Andei no meu limite, mas como é uma prova muito longa é preciso ponderar não dá para fazer loucuras. Fiz uma prova limpa e a moto está pronta para amanhã”, finaliza o piloto paulista, que retornou após um hiato de sete anos na competição.
Resultados completos da etapa 2 podem ser acessados no site do Red Bull Romaniacs: Clique Aqui Para classificação acumulada Clique Aqui e o vídeo da etapa Clique Aqui
3ª Etapa e transmissão ao vivo - Nesta sexta-feira (26), os pilotos largam da cidade de Râmnicu rumo a Sibiu. Como é Maratona e não permite apoio mecânico externo, os pilotos terão apenas 10 minutos para fazer reparos nas motocicletas antes da largada. Os percursos variam entre 160 a 180 km dependendo da categoria. No penúltimo dia de disputas, novamente o desafio serão as montanhas da cordilheira de Cárpatos do Sul. Para acompanhar a transmissão ao vivo no Canal do Youtube acesse AQUI . Participam da 21ª edição pilotos de 64 países. A prova é válida pela 4ª etapa do Campeonato Mundial de Hard Enduro FIM. Os percursos e informações gerais serão divulgadas todas as noites durante o Briefing, transmitido a partir das 20 horas (horário local – Romênia está a 6 horas a frente do Brasil).
A equipe PowerHusky Husqvarna/Itaminas conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Itaminas, S3, Goldentyre e Grupo 2W Motors.
Mais informações no site da PowerHusky (clique aqui) e Instagram @ powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br
Etapa 2 – Red Bull Romaniacs (25/7)
Gold
1. Teodor Kabakchiev (BGR) - 6h21m38s
2. Manuel Lettenbichler (DEU) - 6h25m36s
3. Mario Roman (ESP) - 6h39m46s
16 – Rigor Rico (Brasil) – 6h57m10s PowerHusky Husqvarna/Itaminas
Silver
1 -Kornel Ott (HUN) - 5h50m13s
2 - Ryan Hayward (NZL) - 5h50m41s
3 - Patrick Riegler (AUT) - 5h51m44s
57 – Benê Coser (Brasil) – 7h29m06s PowerHusky Husqvarna/Itaminas
Bronze
1 - Kevin Gallas (DEU) - 4h52m7s
2 - Josh Kirby (GBR) - 5h2m9s
3 - Mark Jackson (GBR) - 5h6m3s
32 – Guilherme Costa (Brasil) – 5h30m37s PowerHusky Husqvarna/Itaminas
Iron (seis primeiros)
1 - Dhmhtrhs Margos (GRC) - 4h50m38s
2 - Peter Wuth (AUT) - 4h58m51s
3 - Mark Whyte (NZL) - 5h7m28s
4- Dawid Szczotka (POL) - 5h9m37s
5 – Konstantinos Dimitriou (GRC) - 5h13m53s
6 – Maurício Fernandes (Brasil) – 5h14m27s PowerHusky Husqvarna/Itaminas
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki/ 11 99705-7720
mercia.suzuki11@gmail.com
MSuzuki Comunicação (Clique Aqui)
Piloto confirmou o título na E35 e na Open geral após vencer a última rodada, no fim de semana, em Mairiporã (SP). No total foram 11 vitórias em 14 etapas
Líder da Open e da E35, desde o início da temporada, Humberto Martin "Machito" busca seu título inédito. Time está pronto para a grande final
Temporada foi dedicada ao Hard Enduro - melhor brasileiro, Top 6 da Iron no Red Bull Romaniacs 2024 - e ao Campeonato Brasileiro de Enduro, cuja rodada final acontece neste fim de semana, em Mairiporã (SP)
Equipe conquistou cinco pódios, em cinco categorias, em Camboriú (SC) e se prepara para a final em novembro, em Mairiporã (SP)