Capa

Acelera Siriema

Rali/Paraguai: Vitória dos brasileiros Luiz Facco/Eduardo Costa no primeiro dia do Desafio Paraguarí

A bordo do Buggy V8, a dupla venceu a etapa deste sábado e, ainda, cravou o melhor tempo da geral. No domingo, os competidores aceleram por mais 180 km de trechos cronometrados na última prova do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country

01.12.2018  |  1.576 visualizações

Cerro Perõ (Paraguai), 1º de dezembro de 2018 – O Desafio Paraguarí, quarta e última prova do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country, teve início neste sábado com vitória brasileira. A bordo do Buggy V8 da Giaffone Racing, Luiz Facco e Eduardo Pereira e Costa #109 venceram o primeiro dia de disputas na categoria T1/Nafta e cravaram também o melhor tempo da geral. A dupla da equipe Acelera Siriema completou o trecho cronometrado de 286 quilômetros em 4h23m15s, 4m29s a frente do segundo colocado.

“Andamos bem e nos divertimos muito hoje. Foi uma prova difícil com grande variedade de terrenos, muitas erosões, trechos de trial bem exigentes e outros de alta velocidade. Uma etapa completa”, ressalta Facco. Sobre o carro o piloto elogia: “Mais uma vez teve um desempenho exemplar e está ótimo, agora, é só passar com uma revisão para encararmos mais um dia.” Essa é a pela segunda vez que Facco traz o Buggy V8 4x2 de 330 cavalos, para o Campeonato Paraguaio.

Em outubro, Facco e Humberto Ribeiro foram Campeões do Desafio Ñeembucú na geral, após vencerem os dois dias de prova. Neste fim de semana, Ribeiro está sendo substituído por Costa, que já navegou para o piloto paulista em outras ocasiões. Essa é a terceira prova do Campeonato que a equipe participa em solo paraguaio.

Costa que compete pela primeira vez no Paraguai e também com o Buggy teve de se adaptar a algumas novidades, mas aprovou a experiência do primeiro dia. “A planilha estava boa e me adaptei rápido. Aqui fazem um neutralizado para abastecimento no qual pode haver apoio mecânico, diferentemente das provas no Brasil onde não podemos mexer no carro. Mas é interessante”, explica. Sobre a Especial conta que até o Km 180 o piso estava seco mas depois a dificuldade aumentou: “Enfrentamos muitas travessias de rios, brejos, charcos e poças nos 100 quilômetros finais que dificultaram nossa visibilidade porque o buggy não tem para-brisa. Mas foi uma prova bastante técnica e excelente”, completa o navegador.

Únicos brasileiros no grid, Facco e Costa terão aproximadamente mais 180 quilômetros de trechos cronometrados para acelerar neste domingo, 2.  Participam do Desafio Paraguarí motos, quadriciclos, UTVs e carros. A maioria dos competidores é do Paraguai, mas há um argentino e chileno também.

O bivouac (acampamento) onde as equipes do Desafío Paraguarí estão instaladas fica em Cerro Perõ, uma região conhecida também com Cerro Tres Kandu, com lindas paisagens e é o ponto mais alto do Paraguai com 842 metros de altitude. Mais informações sobre a prova no www.rallycc.com.py

Equipe – A Acelera Siriema disputa campeonatos e provas de Rally Cross Country e Rally de Velocidade nacionais e internacionais. Liderada pelo piloto Luiz Facco, o time é tricampeão do Rally dos Sertões, pentacampeão Brasileiro de Rally Cross Country e heptacampeão no Rally de Velocidade Paulista. Nesta temporada, das quatro provas do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country, o time participou de três: Desafio Guarani, Desafio Ñeembucú e Desafio Paraguarí. A equipe conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e Acelera Siriema Rally.

Resultado Sábado 1º /12 –  Desafio Paraguarí (Paraguai)

Resultado Categoria T1/Nafta (cinco primeiros)
1) Luiz Facco/Eduardo Pereira e Costa #109/Buggy Giaffone Racing (Brasil) – 4h23m15s
2) Jorge Maune/Juan Sanchez #107/Changan (Paraguai) – 4h27m44s
3) Thomas Willms/Eduardo Arcondo #101/Toyota Tacoma (Paraguai) – 4h49m46s
4) Miller Otazo/Hugo Elizeche #104/Mercedes Benz ML320 (Paraguai) – 5h15m46s
5) Blas Zapag/Ruben Britez #102/Toyota Hilux (Paraguai) – 6h00m51s

Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country
1ª etapa - Desafio Guarani (Codasur) – 12 a 15/4 (Assunção)

2º etapa – Desafio Guaíra – 20 a 22/7 (Guaíra)
3ª etapa – Desafio Neembucú – 12 a 14/10 (Pilar)
4ª etapa – Desafio Paraguarí – 1 e 2/12 (Paraguarí)

Visite: www.acelerasiriema.com.br
Siga a equipe no:

Facebook: @acelerasiriemarally
Instagram: @acelerasiriema
Twitter: @acelera_siriema

Leia também...
20.12.2018

Em uma temporada de muitos desafios e novos carros, a equipe foi Vice-Campeã Brasileira de Rally de Velocidade e conquistou vitórias expressivas em duas provas internacionais com o Buggy V8

07.12.2018

Dupla da Acelera Siriema encara, neste sábado 8, uma Especial (trecho cronometrado) de 126 km na região de Barra Bonita (SP). Primeiro carro larga às 11h11.

02.12.2018

Única dupla brasileira no grid fatura os dois dias de disputas e equipe garante a segunda vitória consecutiva na geral, no Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country

18.11.2018

Dupla da Acelera Siriema sobe ao pódio no Paraná e termina a 32ª edição do Rally da Graciosa em 2º na categoria RC2N