Capa

Acelera Siriema

Nesta quinta (10), Luiz Facco e Humberto Ribeiro vão estrear de UTV no Rally RN1500

O desafio da vez da Equipe Acelera Siriema será encarar as trilhas do maior rali do Rio Grande do Norte, a bordo de um Can-Am Maverick Max 1000

09.04.2014  |  246 visualizações
São Paulo, 9 de abril de 2014 - Com quatro títulos brasileiros de Rally Cross Country e mais dois no Rally dos Sertões, na categoria carros, o piloto paulista Luiz Facco, da equipe Acelera Siriema, vai encarar um novo desafio, a partir da desta quinta-feira, 10. Juntamente com o navegador Humberto Ribeiro, Facco irá disputar o Rally RN1500, a bordo de um UTV. A 17a edição da prova acontecerá até domingo (13), pelo interior e litoral do Rio Grande do Norte.

A expectativa é grande, pois a dupla pode realizar apenas um treino, mas de cara, aprovou o desempenho do veículo, que é um Can-Am Maverick Max 1000. Com motor similar ao de uma moto, quatro rodas e gaiola de proteção, o UTV fica sob tutela da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

"É uma oportunidade que surgiu e será um desafio diferente para a equipe. No nosso primeiro treino, na pista de Taubaté (SP), andamos bem e ficamos surpreendidos com o desempenho do veículo. Mas a adaptação mesmo acontecerá durante o RN1500 e teremos quatro dias, com vários tipos de terreno, para acelerar e curtir o nosso UTV", explica Facco.

E o piloto tem razão, pois o RN1500 é uma tradicional prova do Cross Country nacional que atrai competidores de todo o País pelo nível técnico, percurso exigente e variações de terreno e, ainda, cercado por belas paisagens. Na edição 2014 serão cerca de mil quilômetros de percurso, dois quais a metade de trechos cronometrados (especiais), divididos em quatro etapas. A largada e chegada serão na capital potiguar.

Segundo Ribeiro, ainda há muito o que aprender, pois tudo é novo para quem nunca competiu de UTV. "É um veículo rápido, nos trechos travados não deixa nada a desejar para um carro e é bem prazeroso de se andar. Vamos encarar com seriedade a prova, mas nos divertir também", diz o navegador piauiense.

"Será uma experiência bem interessante e estamos com boas expectativas de competir em uma categoria nova, que está começando agora a atrair mais competidores", finaliza Facco.

UTV - A categoria foi introduzida nas provas e campeonatos de Rally Baja e Rally Cross Country do País, apenas em 2012. Mas lá fora é bem conhecido e já está inserido nas competições off-road há algum tempo e, apesar de recente, vem atraindo pilotos brasileiros. O veículo possui o DNA dos quadriciclos com algumas características de um carro, no entanto, com investimento menor. Sai da fábrica praticamente pronto para as provas. Entre outros itens que compõem o veículo estão banco concha, cinto de cinco pontos e equipamentos de segurança.

Roteiro da prova - O primeiro dia do rali (10) será entre Natal e Guamaré e os competidores enfrentarão muita areia. No segundo dia, no trecho entre Guamaré e Currais Novos, surgem as estradas de terra batida e piçarras. Já no terceiro dia, cuja largada e chegada são em Currais Novos, a dificuldade é a navegação exigente e as pedras é que dominam a percurso. E no último dia (13), a especial das serras fecha o rali, com diversidades de altitudes e trechos bem sinuosos até chegar em Natal. O RN1500 somará pontos por quatro etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos, quadriciclos e UTVs e já estão inscritos competidores de 14 estados.

Hoje (9), a partir das 20 horas, Facco e Ribeiro participam da largada promocional no Palácio de Esportes de Natal, na capital do Estado. Nesta quinta será dada a largada às 8 horas, quando os competidores enfrentarão a primeira etapa entre Natal e Guamaré, com um trecho cronometrado (Especial) de 116 quilômetros e mais 125 de deslocamentos.

A Equipe Acelera Siriema, com sede na região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama, Casarini Can-Am e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.

Programação Rally RN 1500 (10 a 13/4)

10/04/14 - 1ª Prova
8h - Natal - Guamaré - 241 km
DI - 110km
Prova Especial - 116km
DF - 15km
20h. - Briefing

11/04/14 - 2ª Prova
8h - Guamaré - Currais Novos - 272 km
DI - 90km
Prova Especial - 139km
DF - 43km
20h. - Briefing

12/04/14 - 3ª Prova
8h - Currais Novos - Currais Novos - 191 km
DI - 33km
Prova Especial - 112km
DF - 46km
20h - Briefing

13/04/14 - 4ª Prova
8h - Currais Novos - Natal - 242 km -
DI - 33km
Prova Especial - 104km
DF - 105km
14h - Evento de chegada - Central de vendas da Ecocil
17h - Resultado geral e premiação
Leia também...
20.12.2018

Em uma temporada de muitos desafios e novos carros, a equipe foi Vice-Campeã Brasileira de Rally de Velocidade e conquistou vitórias expressivas em duas provas internacionais com o Buggy V8

07.12.2018

Dupla da Acelera Siriema encara, neste sábado 8, uma Especial (trecho cronometrado) de 126 km na região de Barra Bonita (SP). Primeiro carro larga às 11h11.

02.12.2018

Única dupla brasileira no grid fatura os dois dias de disputas e equipe garante a segunda vitória consecutiva na geral, no Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country

01.12.2018

A bordo do Buggy V8, a dupla venceu a etapa deste sábado e, ainda, cravou o melhor tempo da geral. No domingo, os competidores aceleram por mais 180 km de trechos cronometrados na última prova do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country