Rally/Marrocos: Na Etapa 2, Luiz Facco/Humberto Ribeiro fecham em 2º nos buggies e em 4º na geral
Dupla a Acelera Siriema #356 no segundo dia, entre Icht e Foum Zguid
(Divulgação)
Facco/Ribeiro finalizam segunda etapa (18) em segundo nos buggies
(Divulgação)
Únicos brasileiros no grid, disputam o Rally de Marrocos, na África, até 23/4
(Divulgação)
Quarta dupla mais rápida do segundo dia do rali na África, os brasileiros superam as adversidades entre Icht e Foum Zguid e estão na terceira colocação no acumulado. Nesta quarta-feira o destino será Oum Jrane (África)
18.04.2017
|
130 visualizações
Conhecido como o mais exigente e o rali com as mais belas paisagens na África, a prova que acontece no Marrocos, chamado de Morroco Desert Challenge: Extreme Rally-RAID mostrou suas garras nas duas primeiras etapas. Mas os estreantes, Luiz Facco e Humberto Ribeiro #356 fizeram bonito na terça-feira, 18, entre Icht e Foum Zguid. A dupla da equipe Acelera Siriema completou o trecho cronometrado de 359 quilômetros em 4h57m, marcou o segundo melhor tempo na categoria Buggy e o quatro tempo na geral (entre os 60 veículos Carro/Buggy/SSV). Com o resultado, os únicos brasileiros na disputa estão na terceira posição entre os buggies no resultado acumulado.
A bordo de um buggy Predator X18s, 4x2, Facco (Barueri/São Paulo) e Ribeiro (Teresina/Piauí) estão no rali marroquino para aprender as técnicas de pilotagem e navegação no deserto. No segundo dia (18), a dupla enfrentou uma prova mais rápida, com trechos de pistas largas, outros mais traiçoeiros com pedras, buracos, depressões e o final com areia que exigiram técnica e habilidade na pilotagem. Mas todo o esforço foi recompensado: subiram aproximadamente 36 posições em relação à etapa anterior.
O primeiro dia (17/4) foi mais longo, muito exaustivo, duro com várias pedras e trial e impressionou até o mais experientes. A dupla, não habituada ao percurso marroquino, teve de driblar com braveza as adversidades e se adaptar ao veículo, bem mais fraco do que estão acostumados a pilotar no Brasil. Entre alguns perrengues, ficaram presos em uma pedra por quase 1 hora, mas voltaram à prova e completam em quarto na categoria, com 9h43m13, na 37ª posição na geral.
O Morroco Desert Challenge, antes conhecido como Rally da Líbia, é composto por sete etapas. Teve início na segunda (17), em Plage Blanche, e termina no domingo, em Oujda. 124 veículos - das categorias Motos, Quadriciclos, Carros, Buggies, SSV e Caminhões -, de 22 países, participam da disputa em território africano. A terceira etapa promete. Serão 345 km de trechos cronometrados entre Foum Zguid e Oum Jrane. Com vastas planícies e pistas rápidas no início, seguidas por altas dunas e a navegação será bem exigida. Além de vários buracos, depressões, pistas arenosas e muitas poeira.
Depoimento piloto Luiz Facco, estreante na competição, atual Campeão Brasileiro de Rally Cross Country (Pró Brasil) e tricampeão do Rally dos Sertões:
Luiz Facco (#356) - "Já começamos com uma etapa daquelas, tanto que todos falaram que a primeira especial (17/4) foi mais difícil das oito edições do Rally da Líbia (como a prova se chamava anteriormente). Foram 370 km de muitas pedras e trial, no Km 40 perdemos a comunicação, os dois computadores e o Sentinel. Ficou crítico e nos perdemos algumas vezes. Depois entramos em triais absurdos, com paredes de pedras, ficamos presos em um pedra enorme e perdemos muito tempo. Depois quando faltavam 70 km para o final da Especial, fomos obrigados a tirar o pé para não ficar sem combustível, mas conseguimos completar em quarto na categoria. O rali está sendo realmente uma experiência incrível e estamos somente no início!"
Para acompanhar os brasileiros no rali - A aventura da dupla Facco/Ribeiro no Marrocos, na África, poderá ser acompanhada em tempo real, a partir de segunda-feira (17), no https://live.owaka.com/101-morocco-desert-challenge-2017. Lembrando que o número do buggy da dupla Luiz Facco e Humberto Ribeiro é #356. A fanpage https://www.facebook.com/moroccodesertchallenge e para aqueles que preferirem acompanhar pelo celular, o link para o download do app é : https://itunes.apple.com/us/app/morocco-desertchallenge/id1098668949?mt=8
Mais informações sobre a Equipe Acelera Siriema no Marrocos no Facebook: @acelerasiriemarally, site www.acelerasiriema.com.br
Em uma temporada de muitos desafios e novos carros, a equipe foi Vice-Campeã Brasileira de Rally de Velocidade e conquistou vitórias expressivas em duas provas internacionais com o Buggy V8
Dupla da Acelera Siriema encara, neste sábado 8, uma Especial (trecho cronometrado) de 126 km na região de Barra Bonita (SP). Primeiro carro larga às 11h11.
Única dupla brasileira no grid fatura os dois dias de disputas e equipe garante a segunda vitória consecutiva na geral, no Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country
A bordo do Buggy V8, a dupla venceu a etapa deste sábado e, ainda, cravou o melhor tempo da geral. No domingo, os competidores aceleram por mais 180 km de trechos cronometrados na última prova do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country