Capa

Acelera Siriema

Rally dos Sertões: Após três etapas, Facco/Ribeiro mantêm a liderança na Protótipos T1 FIA Brasil

Dupla chega à Bahia driblando as adversidades do exigente percurso com o Mitsubishi ASX Racing. Nesta quarta-feira, entram na etapa Maratona, na qual não podem receber apoio mecânico rumo a Barras (BA)

22.08.2018  |  121 visualizações

E o Rally dos Sertões vai mostrando suas garras ao longo do percurso de 3.067 quilômetros, pois somente estão nesta competição os apaixonados por adrenalina, puro Cross Country e que gostam de se superar a cada dia, testando os limites físicos, psicológicos e também de suas máquinas. Assim é a história de muitos competidores como a de Luiz Facco e Humberto Ribeiro #230, que após três etapas seguem na liderança da categoria Protótipos T1 FIA Brasil e estão em sexto na classificação geral no acumulado. Nesta quarta-feira, 22, mais um desafio para a dupla da Acelera Siriema, que encara a temida etapa Maratona, na qual não podem receber apoio mecânico. O destino será Barra, na Bahia com um total de 478 quilômetros, sendo 355 de trecho cronometrado (Especial). Muitas pedras, depressões, estradas sinuosas e, sobretudo a areia serão os pontos altos da etapa.

O piloto paulista Facco relata como foram as dificuldades da 3ª etapa entre Posse (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA). A dupla fechou a Especial de 255 quilômetros em 3h08m39s e em terceiro na categoria. “A prova foi relativa rápida. Batemos em um toco e perdemos o pneu e também alguns minutos preciosos com a troca. Depois quebrou a correia do motor, como no dia anterior, e paramos novamente para trocar a correia e depois tive de tirar o pé para poupar o carro e completar a Especial. Foi um dia duro e complicado”, relata Facco, que está em sua 15ª participação e tem três títulos conquistados na prova. “No rali também precisamos de sorte e esperamos que tenhamos nesta etapa Maratona porque na verdade são mais de 750 quilômetros sem manutenção e teremos de ir com muita estratégia”, completa o piloto referindo-se aos dois dias sem apoio mecânico, pois só será permitido ao final da Especial de quinta-feira.

O navegador de Teresina, no Piauí, diz que quando pegou a planilha achou que a etapa fosse “mais tranquila” que o primeiro dia, mas não foi. “Parecia que seria um dia simples, mas a planilha não estava muito precisa nas referências e isto também não nos dá muita confiança para acelerar tudo, mas mesmo assim viemos num um ritmo forte até os incidentes acontecerem. Nos últimos 60 km diminuímos o ritmo e os minutos que perdemos no total, isto sim saiu bem caro para gente, mas apesar de tudo continuamos em primeiro na categoria”, explica Ribeiro.

Resultados completos no link: http://www.chronosat.com.br/2018/sertoes/geral.php?db=1

Novos desafios em 2018 - Após algumas temporadas competindo na Pró Brasil e também de conquistarem os principais títulos, como o do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e o do Rally dos Sertões na categoria, Facco e Ribeiro resolveram encarar um novo desafio. Nesta temporada estrearam na Protótipos T1 FIA Brasil e também o novo carro, o Mitsubishi ASX Racing. A dupla testou os limites do carro, pela primeira vez, em uma prova internacional, o Desafio Guarani, que abriu a temporada 2018 do Campeonato Sul-Americano de Rally Cross Country, em março no Paraguai, e desde então, tem feito ajustes para disputar o Rally dos Sertões. Carro aprovado e, agora, a dupla está na liderança na categoria na maior prova off-road do país, e brigando para subir ao pódio nesta edição que termina neste sábado, 25, em Fortaleza, no Ceará.

Mais informações sobre a equipe no site www.acelerasiriema.com.br e nas mídias sociais Facebook: @acelerasiriemarally, Instagram: @acelerasiriema e Twitter: acelerasiriema.

A equipe conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e Acelera Siriema Rally e apoio da Mitsubishi Motors e Spinelli Racing.

 

Roteiro 26ª edição -  Rally dos Sertões 2018

Quarta (22/08)
4ª Etapa: Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)

Total do dia: 478 km (355 km trecho cronometrado)

Quinta (23/08)
5ª Etapa: Barra (BA) – São Raimundo Nonato (PI)

Total do dia: 446 km (400 km trecho cronometrado)

Sexta (24/08)
6ª Etapa: São Raimundo Nonato (PI) – Juazeiro do Norte (CE)

Total do dia: 603 km (226 km trecho cronometrado)

Sábado (25/08)
7ª Etapa: Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE)

Total do dia: 654 km (200 km trecho cronometrado)

Total geral: 3.607 km

 

Leia também...
20.12.2018

Em uma temporada de muitos desafios e novos carros, a equipe foi Vice-Campeã Brasileira de Rally de Velocidade e conquistou vitórias expressivas em duas provas internacionais com o Buggy V8

07.12.2018

Dupla da Acelera Siriema encara, neste sábado 8, uma Especial (trecho cronometrado) de 126 km na região de Barra Bonita (SP). Primeiro carro larga às 11h11.

02.12.2018

Única dupla brasileira no grid fatura os dois dias de disputas e equipe garante a segunda vitória consecutiva na geral, no Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country

01.12.2018

A bordo do Buggy V8, a dupla venceu a etapa deste sábado e, ainda, cravou o melhor tempo da geral. No domingo, os competidores aceleram por mais 180 km de trechos cronometrados na última prova do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country